A ACV-VC

A Associação de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) é uma associação civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada oficialmente no ano 2000, sua história, contudo, começou alguns anos antes, em 1997.

Quando o turismo ainda não estava consolidado no Vale do Capão, as queimadas criminosas aconteciam com muito mais frequência, o que gerava um desequilíbrio na dinâmica da natureza local. Nessa época, os moradores locais não tinham nenhum apoio dos órgãos públicos e por isso decidiram se unir para combater os incêndios. Nasciam ali os primeiros brigadistas voluntários do Vale do Capão.

Em 1999, o turismo começou a expandir e com a chegada cada vez maior de pessoas interessadas em interagir com as riquezas naturais da região, os brigadistas sentiram a necessidade de organizar o grupo e as rotas de trabalho. Foi então que os organizadores da associação encabeçaram o ecoturismo sustentável no Vale do Capão com objetivo de acolher os turistas com serviços de recepção, condução e informações sobre a região.

A ACV-VC se consolidou em 2000, e sua sede fica na entrada para a trilha da Cachoeira da Fumaça, a mais alta do Brasil, localizada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A associação faz o monitoramento e acompanha os mais de 20 mil turistas que passam por essa trilha todos os anos há 16 anos.

Sem fins lucrativos, a ACV-VC estabelece uma relação de troca com os visitantes que acolhe, dessa forma cada um que estiver por aqui é convidado a deixar uma doação em dinheiro. A proposta desse investimento financeiro é apoiar a realização de cursos e capacitações para os associados, ações de Educação Ambiental para a comunidade local, contribuir com a estrutura da sede, com a manutenção das trilhas, além das ações de combate a incêndios.

Missão

 

Atuar de forma comunitária, cooperativa e com responsabilidade social e ambiental, nas atividades condução de visitantes e ecoturismo, qualificando sempre seus associados e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade do Vale do Capão e seu entorno.

Visão

 

Ser reconhecida nacionalmente como referência em condução de visitantes com foco em ecoturismo.

Valores

 

-Ética
-Transparência
-Profissionalismo
-União
-Cooperação
-Responsabilidade social
-Respeito ao meio ambiente

A ACV-VC tem como principais objetivos:

I. Conduzir a visitação no Vale do Capão em toda Chapada Diamantina de forma organizada e visando a formação de uma conscientização ambiental de modo a conservar a natureza bem como assegura a importância da área nos aspectos: político, cultural e econômico;

II. Apoiar e fomentar o desenvolvimento sustentável da região

III. Representar e defender os interesses dos associados

IV. Qualificar os associados através de capacitações e cursos

V. Prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário;

VI. Desenvolver ações de educação ambiental na comunidade e entorno

VII. Fomentar o pensamento cooperativo e associativo em atividades produtivas ou sociais;

Lei nº 355/2007

A ACV-VC está em conformidade com a Lei nº 355 /2007 da Prefeitura de Palmeiras que regulamenta as atividades de condutores de visitantes no território Municipal e dá outras providências.