Na visitação de Unidades de Conservação e ambientes naturais, precisamos sempre nos comportar de forma a não causar impactos ao meio ambiente. Nesse ponto, o conhecimento de um guia faz toda a diferença.

Um dos principais focos do trabalho da ACV-VC é a educação ambiental. Essa educação nada mais é que uma serie de valores e conhecimentos que permitem que as pessoas vivam em maior harmonia com seu meio.

Em 1994, o Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, produziu a primeira conceituação oficial da atividade no país:

“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável,o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estadas populações”.

Informe-se sobre as leis de visitação Municipais e planos de manejo das Unidades de Conversação antes da sua visita. (http://bit.ly/15zFcFk) (http://bit.ly/15zFmg6)

15 DICAS DE MÍNIMO IMPACTO

Siga as nossas dicas e cause o mínimo impacto durante a sua visitação aos atrativos.

Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.

“É terminantemente proibido o uso de fogueiras dentro da área do Parque, seja para cozinhar, aquecer, iluminar ou outra finalidade qualquer (Plano de Manejo página 390).“

Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Para iluminar o acampamento, utilize um lampião ou uma lanterna, em vez de uma fogueira.Para se aquecer utilize agasalhos e calças.

Embalagens vazias pesam pouco e ocupam espaço mínimo na mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta.
Não queime nem enterre o lixo. Traga todo o seu lixo de volta com você. Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta.
Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.
Levar também do lixo orgânico de volta. Muda os hábitos da fauna local. Animais mansos.

Observe os animais à distância. Respeito o ambiente em que eles vivem. Nós somos os visitantes. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves

Não alimente os animais. Nossos alimentos não fazem parte de dieta deles.

Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.

Não exagere nos produtos químicos no corpo (protetor solar, repelente, bronzeador, creme de cabelo, sabão, etc…) Esses produtos contaminam o leito do rio e o lençol freático.Use roupas apropriadas e chapéu para se proteger do sol, deixe seus produtos em casa.

Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água. Pegue água com um vasilhame e lave os utensílios sobre a terra.

Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais.

Resista à tentação de levar lembranças para sua casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.

Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros ou latrinas) na área, enterre as fezes em um buraco com 15cm de profundidade e a pelo menos 60m de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, e em local onde não seja necessário remover a vegetação. Traga o papel higiênico utilizado de volta.

Observação: as 15 dicas de mínimo impacto foram baseadas folheto Conduta Consciente em Ambientes Naturais do MInistério do Meio Ambiente. Clique aqui pra ler.

VISITAÇÃO E SEGURANÇA

Leia as dicas da ACV-VC para ter você um passeio mais seguro e agradável.
  • null

    Segurança

    Respeite os protocolos de segurança, ouça sempre o seu guia;Você é responsável por sua segurança. O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.

  • null

    Respeite seus limites

    Respeite seus limites, saiba o que está fazendo e sempre que houver dúvidas peça esclarecimentos ao seu guia.

  • null

    Primeiros socorros

    Ande com seus “medicamentos pessoais”, os primeiro socorros ministrados por um guia só incorporam remédios de origem alopática em casos extremos. Guia não é médico e é proibido ministrar qualquer medicamento sem prescrições.

  • null

    Caminhe sempre calçado

    Caminhe sempre calçado confortavelmente para evitar topadas, torções, escorregões, escoriações, animais peçonhentos (cobras) bem como insetos indesejáveis. A melhor opção quase sempre é a bota de cano alto que possua bom solado e seja impermeável.

  • null

    Use roupas adequadas

    Ande sempre com roupas adequadas para cada atrativo. Camisas de manga longa e calças, por exemplo, protegem você contra arranhões do mato, picadas de insetos, insolação e queimaduras, além de substituir o uso de produtos químicos como repelentes e protetores solares, que iriam diretamente para água dos rios contaminando-os e prejudicando a fauna e seu habitat.

  • null

    Proteja sua cabeça

    Ande sempre com chapéu ou boné. A Chapada Diamantina é situada no semi-árido baiano.

  • null

    Capa de chuva

    É recomendável ter sempre capa de chuva ou Anorak corta vento consigo. Aqui há épocas de muita chuva e também chuvas passageiras.

  • null

    Mochila

    Procure mochilas que sejam confortáveis e adequadas para cada atividade, consulte seu guia. Nunca leve o desnecessário.

  • null

    Água potável

    Leve sempre água potável com você. Apesar de haver diversas nascentes e rios de água potável na região pergunte ao seu guia antes de beber ou coletar água.

  • null

    Laterna

    Tenha sempre uma lanterna, mesmo que pequena.

  • null

    Na trilha

    Andar sempre na trilha e em fila indiana é item de segurança, bem como nunca ficar só.

  • null

    Respeito

    Tenha sempre consciência de que somos nós os visitantes, e que devemos nos adequar ao meio ambiente e não o meio ambiente se adequar a nós. Silêncio é item de segurança.