ROTEIROS DE UM DIA

Conheça as belezas do Vale do Capão

As trilhas curtas são caminhadas de poucos quilômetros, que podem ser feitas em apenas um dia e geralmente tem nível moderado ou fácil. São roteiros que você pode visitar diversos atrativos de grande beleza sem muito esforço.

É indispensável quando se visita a Chapada Diamantina conhecer os belos roteiros locais que cada município/ distrito possui.

Trilha Águas Claras | Estúdio Caetê

ATRATIVOS

Parque Municipal do Riachinho

null

+/- 1km | 10min

null

Fácil

O atrativo está dentro da unidade de conservação do Parque Natural Municipal do Riachinho que disponibiliza para os visitantes, além de informação, banheiros, chuveiros, bike parking e local para deixar cães. A ACV-VC tem um convênio com a Prefeitura de Palmeiras para monitorar esse atrativo. Este convênio tem como objetivo a concessão e a permissão para realização de atividades e serviços públicos, quanto à preservação ambiental e ecológica do Parque Natural Municipal do Riachinho. É cobrada uma taxa para visitação. A trilha para a cachoeira é fácil e calçada. Ali você vai se deparar com uma bela queda de 12m, poços para banho e uma bela vista do por do sol.

Reserve
Lei nº 634/2015

Rio Preto e Cachoeira das Rodas

null

+/- 4km | 1h (ida)

null

Fácil

O Rio Preto é um rio de águas vermelhas que percorre a Serra do Candombá. No passeio visitamos uma bela queda de água com um poço de com 50m de extensão para banho.É possível ver a antiga trilha dos tropeiros e um local de passagem chamado ponte velha. No caminho de volta, a sugestão é passar nas rodas, uma cachoeira linda com poços para banho.

Reserve

Cachoeira da Fumaça

null

+/- 6km | 2h (ida)

null

Moderado

A trilha para a Cachoeira da Fumaça fica na Gerais da Larguinha, onde antigamente criavam-se animais em um antigo curral. A Cachoeira da Fumaça tem 380m de queda livre, um mirante de 400m e é uma das mais altas do Brasil. Você vai encontrar nessa trilha muitas flores e mirantes com vista para o Vale do Capão.No percurso de volta, vale a pena parar no mirante que da vista do Morrão.

Reserve

Cachoeira da Purificação e Angélica

null

+/- 4km | 1h (ida)

null

Fácil

A trilha começa na Vila do Bomba, no final do Vale do Capão, a 6,5km da vila. Com 10 minutos de caminhada, você já encontra uma pequena queda d’água no meio da mata nativa: a Cachoeira Angélica. Seguindo pela trilha, você chega à Cachoeira da Purificação, onde pode se banhar em águas escuras e geladas que, tradicionalmente, ganham a fama de purificar.

Reserve

Águas Claras

null

+/- 8km | 2h (ida)

null

Fácil

A trilha para Águas Claras passa no pé do Morrão. É possível, neste percurso, ver o Morrão de diferentes perspectivas, uma beleza paralisante. As águas da cachoeira são cristalinas com poços para banho. Durante o caminho, você terá uma bela vista das montanhas.

Reserve

Morrão

null

+/- 5km | 4h (ida)

null

Avançado

A trilha para o Morrão começa no Riachinho de Lençois. Chegando no pé do morro começa a subida que é íngrime, difícil e requer preparo físico. Se você tem preparo para longas caminhadas, com subidas e descidas, aproveite pois a vista, após a chegada, é maravilhosa.

Reserve

Poço do Gavião

null

+/- 8km | 2h (ida)

null

Avançado

O Poço do Gavião tem cerca de 100m de extensão e pequenas quedas de água. O poço fica no meio das montanhas. Durante a trilha, pode-se ver o Morrão e a Serra da Larguinha. O percurso é cheio de subidas e descidas.

Reserve

Gerais do Vieira

null

+/- 5km | 2h (ida)

null

Avançado

A trilha para o Gerais do Viera começa na Vila do Bomba, a 6,5km da vila. No final da subida é possível ter uma vista panorâmica do Vale do Capão e do Morro Branco. Essa é a mesma trilha que leva para o Vale do Paty. Durante o passeio pelos gerais você passará por belíssimas montanhas e paisagens.

Reserve
null

CONDUTORES ASSOCIADOS

Vai visitar o Vale do Capão e ainda não conhece um guia ACV-VC? Contrate os nossos condutores associados e aproveite o seu passeio com mais segurança e informação.

null

CONDUTA DE MÍNIMO IMPACTO

Na visitação a Unidades de Conservação e ambientes naturais, é preciso adotar um determinado comportamento para não causar impactos ao meio ambiente.