ROTEIROS COM PERNOITE

Conheça a história da Chapada Diamantina

Todas as cidades e povoados da Chapada Diamantina são interligados por trilhas antigas da época do garimpo e das grandes criações de gado, que cruzavam o país deixando suas marcas como calçamentos e muros de pedras de muitos e muitos quilômetros. O visitante irá se deparar com obras impressionantes do passado e poderá conhecer a história da região.

Em todas as trilhas da Chapada, há lugares de natureza exuberante, sendo na maioria das vezes o ponto principal da visitação. Viajando a pé de cidade em cidade, é possível conhecer enormes cachoeiras, lindos rios e poços caudalosos, onde é possível banhar-se e interagir plenamente com a natureza.

Nas caminhadas, pode-se observar nuances da história natural, como pinturas rupestres estimadas em mais de dez mil anos de idade. Toda essa área de Cerrado é considerada uma das mais antigas regiões do planeta.

panoramica-cachoeirao_2

ROTEIROS

Travessia Vale do Capão – Lençois

null

+/- 25km | 6-7h

null

Fácil

A travessia Capão/lençóis é uma caminhada muito antiga aqui da Chapada, pois é um caminho que tem um pouco da história da nossa região. Passando por nascentes, lajedos e campos de altitudes, tem grande parte da trilha calçada pelos antigos tropeiros que a utilizavam como via de comércio.

Considerada uma trilha longa ou de travessia, apesar de durar apenas um dia, o visitante poderá banhar-se em rios e cachoeiras ao longo do caminho. Nessa caminhada, é possível ver edificações do garimpo antigo como um muro quilométrico, que vai do alto da serra até a cidade de Lençois, além de belíssimos panoramas visuais. Essa trilha é uma ótima sugestão para quem quer interligar roteiros por todo o Parque.

Reserve

Vale do Paty

null

de 3 a 5 dias

null

Moderado

Há trechos mais avançados dependendo do roteiro escolhido.

O Vale do Paty é uma das mais bonitas trilhas do Brasil, além de estar entre as mais procuradas da Chapada Diamantina. O Paty é um vale de serras grandiosas, com lindos roteiros, como o Cachoeirão Grande do Paty, com 280m de altura, que é visitado tanto por cima quanto por baixo. Há também a Gruta da Lapinha, uma linda caverna de desabamento de quartzito, que você atravessa com lanternas e com isso pode ter uma visão dos dois lados do Vale.

Além de diversos outros atrativos, com muitos banhos de cachoeira, o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco da cultura local, hospedando-se na casa de nativos da comunidade tradicional. À infraestrutura rústica e acolhedora, soma-se a comida deliciosa preparada com ingredientes locais.

O Vale é cheio de atrações, e o visitante pode montar seu roteiro com base no seu tempo disponível. É muito comum a reincidência nessa trilha, ou seja, muitas pessoas retornam, justamente porque o Paty oferece inúmeras opções de roteiro, como o acesso por três municípios diferentes.
É muito raro conhecer o Vale todo de uma vez só, por isso programe bem sua caminhada para conhecer os atrativos que você tem mais interesse.

Reserve

Fumaça por baixo

null

de 3 a 5 dias

null

Avançado

A Fumaça por Baixo é uma trilha de alto desempenho, com declives de 400m, passadas íngremes e trechos expostos. Boa parte da caminhada pela trilha margeando os rios, o que faz com que o visitante sinta profundamente a grandeza dessa Chapada.

 

Essa trilha normalmente é feita em três ou quatro dias, saindo e retornando para o Vale do Capão. Além de conhecer o poço, é possível ter a visão da Fumaça de frente e de cima. Durante a trilha, é possível admirar outras belas cachoeiras, como a Cachoeira do Palmital e do Capivara. Há também a possibilidade de terminar a trilha em Lençóis.

Reserve

Há outros roteiros com pernoite além dos mencionados aqui.

Informe-se com um guia credenciado da ACVVC.

null

Vai visitar o Vale do Capão e ainda não conhece um guia ACV-VC? Contrate os nossos condutores associados e aproveite o seu passeio com mais segurança e informação.

null

CONDUTA DE MÍNIMO IMPACTO

Na visitação a Unidades de Conservação e ambientes naturais, é preciso adotar um determinado comportamento para não causar impactos ao meio ambiente.