O Vale do Capão está situado no Centro Oeste da Bahia, incrustado nas serras da Chapada Diamantina, e é distrito da cidade de Palmeiras. Antigo “Capão Grande”, seu nome original, era chamado assim pela grande mata que aqui existia. Teve seu nome trocado mais de uma vez, virando carinhosamente o querido e famoso Vale do Capão, depois da abertura da estrada vinda de Palmeiras até o distrito. Hoje tem seu nome oficial como Caeté-Açu e possui cerca de dois mil habitantes, convivendo em uma mistura interessantíssima da comunidade tradicional e os habitantes que vieram de várias partes do mundo. O Capão tem uma cultura super ativa, diversa e alternativa, onde grande parte da população é vegetariana e tem atividades ligadas ao turismo e ao bem estar em geral.

O vale é um povoado com localização privilegiada pois facilita a saída para as principais trilhas e passeios da Chapada Diamantina como o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça, as grutas e os mais bonitos trekkings do Brasil: o Vale do Paty, uma caminhada de 3 a 5 dias pelos incríveis gerais e cannions do parque nacional e a trilha da cachoeira da fumaça por baixo, um fantástico trekking de 3 a 4 dias por entre rios, vales e matas de uma beleza exuberante.

Aqui temos muitas trilhas e cachoeiras que encantam a todos e proporcionam esportes de aventura como rapel, escalada e passeios de bike organizadas por guias da ACV-VC.

Esse destino é um grande ponto de partida para conhecer a região com bastante informação e ótimos serviços como alimentação, hospedagem, e outras infra-estruturas turísticas.

Se você procura um lugar tranquilo e belo para passar suas férias ou para se desligar um pouco do turbilhão das grandes cidades, aqui com certeza você vai encontrar um refúgio como poucos outros que existem por ai espalhados nesse tão rico pais chamado Brasil.

Como chegar:

O aeroporto Horácio de Matos, no município de Lençóis, recebe voos regulares a partir de Salvador e está a 20km do centro da cidade de Lençois, na BR-242. Para chegar do aeroporto até o Vale do Capão, é necessário fretar ou alugar um carro.
Azul Linhas Aéreas: voeazul.com.br
Aeroporto de Lençóis – Cel. Horácio de Matos: 55 (75) 3625-8100
Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães: 55 (71) 3204-1010/1544/1555

Saídas diárias de Salvador para Palmeiras pela Real Expresso: 0800 883 8030.

Site para compra: www.realexpresso.com.br

Chegando em Palmeiras, pegar a van para o Vale do Capão. Há também carros que podem ser fretados.

Dica: compre sua passagem com antecedência.

Saindo de Salvador, pegar a BR-324 até Feira de Santana. A partir desse ponto, há duas alternativas: a BR-116, onde há um grande fluxo de caminhões até a BR-242 (Bahia-Brasília) em Paraguaçu. Ou a BA-052 até Ipirá seguindo pela BA-488 até Itaberaba onde não há caminhões. A partir de Itaberaba os dois caminhos seguem pela BR-242 até Palmeiras.

A viagem de Salvador até Palmeiras demora de 6 a 7 horas.
Chegando em Palmeiras, seguir as placas para pegar a estrada de terra que leva ao Vale do Capão. A distância Palmeiras-Capão é de 23km, cerca de 40min.
Abasteça seu veículo antes de chegar no Capão. O último posto de combustível fica em Palmeiras.

Pedimos a todos que dirijam devagar pelo Vale. Aproveite seu passeio, não corra. Respeite os pedestres e ciclistas.