Formação e capacitação dos associados

A ACV-VC tem a intenção de manter seus sócios sempre atualizados e capacitados. Por isso, buscamos financiar capacitação, treinamentos e cursos que ajudem nossos associados estarem cada vez mais preparados.

Todos os guias da ACV-VC estão em conformidade com o programa Aventura Segura do MT, programa esse que tem como referência as normas ABNT NBR15.285-2015 (Turismo de Aventura – Líderes – Competência de Pessoal) e ABNT – NBR 15.398 (Turismo de Aventura – Condutores de Caminhada de Longo Percurso – Competência de Pessoal)

Todos os associados também possuem curso de primeiros socorros e curso de combate a incêndios florestais (PREVFOGO-ICMBio) no seu currículo.

É nosso objetivo que todos os condutores associados estejam sempre atualizados e se tornem cada vez mais profissionais  qualificados e preparados para atender os turistas que visitam a região.

ABNT
Aventura segura

Brigada Voluntária

A Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) tem como um dos seguimentos de suas atividades a Brigada Voluntária do Vale do Capão que, desde a sua fundação, vem realizando um trabalho intenso na questão da segurança dos visitantes, como por exemplo ações emergenciais de busca e salvamento em ambientes remotos e também na prevenção e combate dos incêndios florestais.

Leia mais

Monitoramento da Cachoeira da Fumaça

A associação realiza monitoramento da cachoeira da Fumaça, que recebe mais de 20mil turistas por ano, há 16 anos. Durante o monitoramento o visitante pode colaborar com a doação facultativa em dinheiro que será revertida para a realização de cursos e capacitações para os associados, estrutura e manutenção da sede e equipamentos, manutenção das trilhas e ações de educação ambiental na comunidade e ações de combate a incêndios.

Limpeza e manutenção das trilhas

Realizamos a manutenção e recuperação das principais trilhas do Vale do Capão. Essa manutenção ajuda a diminuir o impacto gerado pelo aumento da visitação nos atrativos.

Palestras de conscientização ambiental

Sempre que convidados realizamos palestras sobre conscientização ambiental. Já realizamos palestras na escola municipal do Vale do Capão, palestras abertas para a comunidade e em outras associações.

Mutirão de lixo

Realizados com a comunidade para limpeza de trilhas e ruas do Vale do Capão. Essa ação tem como objetivo conscientizar os moradores e visitantes da importância de se cuidar no lixo gerado para que o Vale continue sempre lindo e limpo.