Os guias da ACV-VC prestam serviços para agências de turismo, hotéis e pousadas da região, além do trabalho individual, de suas próprias expedições.

O trabalho do condutor de visitantes, consiste em interpretar o meio ambiente e conduzir o visitante por lindos lugares e diversas experiências na natureza. Também cabe ao condutor a tarefa de proporcionar segurança para todo aquele que escolhe esse tipo de atividade outdoor. Por isso, trabalhamos com muita informação e prudência, no sentido da prevenção.

Na profissão de condutor, não se lida somente com a Normativa Técnica para condução, mas também com o Plano de Manejo específico para cada local visitado. Devem ser levadas à risca as normas para garantir que as futuras gerações possam visitar e desfrutar das mesmas belezas que nós, com segurança para si e para a região.

Conheça nossos associados

Por que contratar um condutor associado ACV-VC?

SEGURANÇA

Todos os nossos guias são capacitados com curso de primeiros socorros, estão em conformidade com o programa Aventura Segura do MT (normas ABNT NBR15.285-2015 (Turismo de Aventura – Líderes – Competência de Pessoal) e ABNT – NBR 15.398 (Turismo de Aventura – Condutores de Caminhada de Longo Percurso – Competência de Pessoal) e atuam voluntariamente como brigadistas e socorristas no Vale do Capão. Estão, portanto, preparados para qualquer eventualidade durante o passeio. Eles conhecem as condições metereológicas da região e o tempo de caminhada entre cada parada. Nossa base está equipada com uma central de rádio comunicador com canal direto do ICMBio e do Corpo de Bombeiros.

RESPONSABILIDADE

Quando o visitante contrata o trabalho de um dos associados da ACV-VC, está, de forma indireta, financiando pessoas que voluntariamente protegem e preservam esse patrimônio da humanidade chamado Chapada Diamantina. Todos os associados são brigadistas voluntários e realizam trabalho voluntário, apoiando na limpeza das trilhas, em palestras e no monitoramento da Fumaça.

INFORMAÇÃO

Quando você contrata um guia ACV-VC, você com certeza irá aproveitar muito mais o trekking, pois nossos condutores são moradores locais e conhecem muito bem a região. O guia vai te contar sobre a história do lugar, os animais, as plantas e as curiosidades atuais. Nossos condutores estão capacitados para fornecer todas as informações de como se comportar durante a trilha, o que fazer com o lixo, quais são os lugares próprios para as necessidades fisiológicas, aonde se banhar etc.

Conheça os guias associados ACV-VC
Adelson Marques – Del

75 9 914 48129 (whatsapp) delguia20@gmail

Guia de Turismo de Aventura na Chapada Diamantina por 21 anos. Foi presidente da ACV-VC por 8 anos.. Experiência com Mountain Bike.

Alexandre Presto – Tato

condutortato@gmail.com

Conhece bem a fauna e flora local e atende grupos familiares e variados.

Andre Vieira – Theo

75 75 9221 4634 andreacvvc@gmail.com

Nativo do Vale do Capão. Fotógrafo. Condutor de Visitantes a mais de 25 anos.

Anilton Marques – Nito

75 9979 6472 (whatsapp) nitoguiambt@hotmail.com

Guia de Turismo de Aventura na Chapada Diamantina por 21 anos. Experiência com Mountain Bike. Trilhas com pernoite.

Arquilino Santos

75 9 9110 4245 - whatsapp arquilinoguia@outlook.com

Especialização em trilhas locais de um dia, com grupos de amigos e famílias. Nativo do Vale do Capão, filho e neto de garimpeiro. Conhecimento da história e da flora e fauna local.

Bruno Souza Santos

75 91416482 - whatsapp cuscuissouza@gmail.com

Experiência com Mountain Bike.

Caiuá Capão Expedições

71 9 9706 7301 - zap

Pratica escalada e tem experiência com trilhas de mountain bike, trilhas com pernoite e locais. Fala inglês e francês fluente.

Camila Cerqueira

75 9 9135 8457 - whatsapp camilasilvacerqueira29@gmail.com

Experiência em trilhas curtas e longas no Vale do Capão. Trekking com pernoite no Vale do Pati. Conhecimento sobre fauna, flora e história local.

Carlos Cesar

Educador físico (CREF 1136/GBA) e professor.

Carlos Roberto Medeiros

75 9 9217 8475‬ - whatsapp carllos.medeiros75@gmail.com

Nativo do Vale do Capão. Brigadista voluntário na Chapada Diamantina. Especialidades em trilhas de bicicleta e hiking pelo Vale do Capão. Trekking para o Vale do Pati.

Cristine Braga Pascoli

75 99966 6665 - whatsapp

Guia na área do Parque Nacional Chapada Diamantina há 22 anos. Apaixonada pelo Trekking do Vale do Paty e por trilhas longas de pernoite. Cursos de competências mínimas de condutor de visitante, primeiros socorros e geologia. Formação em turismo. Fluência em Inglês e Espanhol.

Danilo de Lima

sababaia@hotmail.com 75 3344 1099

Experiência com trilhas longas e conhecimento sobre a fauna e flora local.

Dillei Rocha

75 9 9200 5541 (whatsapp)

Guia Nativo do Vale do Capão. Experiência em trilhas curtas. Trekking com pernoite para o Vale do Pati e Fumaça por baixo Roteiros por toda Chapada Diamantina. Conhecimento da fauna e flora.

Dimas Lula

dimaslula@hotmail.com | (71) 9 9226 1653 - zap

Massoterapeuta e com experiência com trilhas curtas, com pernoite e travessias.

Érico Alves de Andrade

75 9 9214 3419 - whatsapp

Especialidade em história da Chapada Diamantina. Idiomas: Italiano (fluente) e Espanhol. Tem curso profissionalizante de Bombeiro Civil. Atual Presidente da ACV-VC.

Fabiana Carvalho
Fabio Silva – Binho

fabio.capao@hotmail.com

Gil Acioly

giltrekking@gmail.com | 75 9 9164 3466 whatsapp

Experiência com trilhas longas e curtas e conhecimento da fauna e flora local.

Gladson Figueiredo

75 9 9968 2813 (whatsapp) gladsonguia@gmail.com

Guia de turismo e aventura com experiência em travessias e escalada.

75 9858 1950 (whatsapp)

Especialidade em trilhas curtas e longas no Vale do Capão. Trekking para o Vale do Pati, Fumaça por baixo, Buracão e Fumacinha. Curso de Competência para Condutor de Visitantes (CMC), Primeiros Socorros. Brigadista Voluntário.

Joanita Rocha

75 9287 3379 (whatsapp)

Guia nativa do Vale do Capão. Experiência em trilhas curtas e longas locais

João Vieira – João Pé no Chão

joao.guiapc@gmail.com

Joeldo Guimarães Marques

75 3344 1358

Conhece bem a fauna e flora local, tem experiência em trilhas com pernoite e pratica corrida de montanha.

Leonardo Diamantina

61-9 9978-3305 - whatsapp calangotrekking@gmail.com

Guia especializado em trekking e travessias com acampamento selvagem.

Luana Harf – Lua

+55 75 9261 4188 (whatsapp) luartrekkingchappada@gmail.com

Especialidades em trilhas locais, travessias, trilhas de pernoite (hard trekking). Vale do Pati, Fumaça por Baixo. Linguas: Inglês

Lucas Almeida

75 9 9163 1133 - whatsapp

Guia nativo do Vale do Capão. Especialidade em trilhas curtas e longas no Vale do Capão. Trekking  para o Vale do Pati e roteiros por toda Chapada Diamantina . Conhecedor da fauna, flora e história local. Brigadista voluntário.

Lucas Neves

75 99161 3254 (whatsapp) lucasseven1@hotmail.com

Guia nativo da Chapada Diamantina. Experiência com trilhas curtas e longas no Vale do Capão. Trekking com pernoite no Vale do Pati. Hiking. Conhecedor da fauna, flora e história local.

75 834 49594 (whatsapp) marcelocapao88@gmail.com

Especialidade em trilhas curtas e longas no Vale do Capão. Trekking para o Vale do Pati. Curso de Competência para Condutor de Visitantes (CMC).

Marcos Tuza

marcostuza@yahoo.com.br | 74 3344 1276

Amplo conhecimento sobre a fauna, flora e história local. Roteiros com pernoite.

Maria Eugênia

75 99290 7072 - whatsapp marinetvaledocapao@gmail.com

Especialidade em passeios e trilhas locais. Guia paciente que adora ajudar, passar informações locais e tirar lindas fotos. Idiomas fluentes: Português e Espanhol.

Mateus Nestor Quiroga

75 99151 6092 - whatsapp mateusquiroga17@gmail.com

Especialidades em trekkings longos com pernoite, mountain bike, passeio a cavalo e turismo gastronômico de experiência.

Matheus Carvalho

75 8347 5750- whatsapp matheus.found@gmail.com

Trilhas curtas e longas no Vale do Capão e Trekking na Chapada Diamantina com pernoite, conhecimento sobre a fauna e flora locais, história natural da Chapada Diamantina. Curso de resgate em áreas remotas e vertical, APH, brigadista. Inglês fluente.

É ciclista, escalador, pratica corrida de montanha e é B.Boy.

Mônica Ramos Baião

45 9 9919 1707 - whatsapp baiaomoni@gmail.com

Amante das montanhas e cachoeiras. Curiosa sobre história natural da Chapada Diamantina. Inglês e Espanhol Fluente. Cursos de CMC e APH.

Paloma de Sousa

paloma.tur@hotmail.com

Turismóloga mestre em meio ambiente e tem francês básico/criolo.